Síndrome da Banda Íliotibial


banda íliotibial

O mais moderno tratamento para a Síndrome da Banda Íliotibial.

Benefícios e objetivos:
. elimine as dores
. retorne ao seu esporte
. volte a se movimentar com liberdade
. corrija a biomecânica esportiva

Utilizamos uma metodologia cientificamente embasada para resultados ainda melhores!


Entre em contato (Clique Aqui!) e agende sua sessão agora!


O que é a Síndrome da Banda Íliotibial?
A Síndrome da Banda Íliotibial é uma lesão da região lateral do joelho.

O que é a banda íliotibial?
É um tecido fibroso que desce desde um dos músculos do quadril (o tensor da fáscia lata) até se fixar na região lateral da perna. 

Porque ocorre a Síndrome da Banda Íliotibial?
Dois mecanismos estejam envolvidos e combinados. Um deles é o deslizamento da banda íliotibial por sobre a região lateral do joelho, onde gerar atrito com as estruturas dessa região. O outro mecanismo é a compressão da banda por sobre essas mesmas estruturas. Essa combinação de deslizamento e compressão produz dor, inflamação e alterações tanto na banda iliotibial quanto nessas estruturas.

Em corredores é a causa mais comum de dor na região lateral do joelho sendo uma das lesões mais comuns nesse esporte.

E que estruturas, além da banda íliotibial, estariam envolvidas nessa lesão?
Dentre as estruturas que podem gerar sintomas e dor na Síndrome da Banda Íliotibial estão
o osso, eventualmente a bursa (não são todas as pessoas que têm bursa nessa região), cistos (nem sempre presentes) e o recesso sinovial lateral (uma extensão da membrana que encobre a articulação do joelho).

Quais são os sintomas?
Os principais sintomas são do na região lateral do joelho, especialmente quando a Banda Íliotibial é pressionada manualmente na altura do joelho, durante ou após  atividades onde se realiza movimentos de dobrar ou esticar o joelho, como correr, pedalar ou agachar. A dor é sentida, especialmente, quando o joelho é dobrado a, aproximadamente, 30 graus. 

Porque essa flexão de 30 graus geraria mais sintomas?
Porque a flexão do joelho mudar o posicionamento da banda em relação às estruturas do joelho, podendo passar a comprimí-las quando não as comprimia antes. Outra posição que aumenta a tensão na banda íliotibial, aumentando os sintomas, é a maior adução do quadril (fechamento da coxa).

Como a adução do quadril aumenta a compressão?
A adução do quadril "estica" a banda íliotibial. Veja que a banda íliotibial se fixa na bacia e no joelho, ao fechar a coxa no sentido da outra coxa estaríamos "alongando", esticando a banda íliotibial. Isso aumenta a compressão dela contra a coxa.

Haveriam outras situações de sobrecarga da banda íliotibial?
As rotações do joelho, tanto para dentro como para fora, poderiam gerar o mecanismo combinado de deslizamento/compressão da banda.

Há inflamação?
Inicialmente pode haver um processo inflamatório. Mas, similarmente ao que ocorre com as Tendinites, o que vem sendo observado é que não há, na maior parte dos casos, processo inflamatório.

Se você tem Síndrome da Banda liotibial ou outras dores em joelho, oferecemos um atendimento especializado. Venha conhecer nosso trabalho. Entre em contato pelos telefones: 3501-9531/3744-6394/9-6587-6510 (Whatsapp).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo em comentar e dividir sua opinião. Pedimos apenas que seja respeitoso com todos e que se identifique através de seu nome, profissão e e-mail.

Comentários sem identificação serão moderados e/ou deletados.

TrendsTops

TrendsTops - Agregador de Links

Eu Te Salvo

Uêba

Uêba - Os Melhores Links