17/09/2016

Corrida - como escolher o calçado da corrida?




Uma das perguntas mais comuns de atletas de corrida de rua é "qual calçado devo usar?" ou "como escolher o calçado da corrida?". Diante de um mundo de novas opções e tecnologias oferecidas, tênis de diversos modelos, tipos de acolchoamento, tamanhos, pesos, mundo este que se renova dia após dia, além das próprias características individuais de cada corredor, parece muito difícil fazer a escolha certa.



Um artigo de autoria de  Benno Nigg (e colaboradores), do Laboratório de Performance Humana da Universidade de Calgary, no Canadá, pode desafiar essa "dificuldade". Nele o autor tece diversas considerações a respeito da corrida, dos calçados e das lesões. E, ao fim do texto propõe alguns paradigmas. Um deles é o Paradigma do Filtro do Conforto. Esse paradigma é uma observação de três aspectos:

1. diferentes indivíduos escolhem diferentes calçados com base no conforto;
2. calçados mais confortáveis são associados a uma menor incidência de lesões;
3. calçados mais confortáveis são associados a menor consumo de oxigênio.


O atleta escolheria seu calçado com base no seu próprio Filtro de Conforto, o que reduz o risco de lesões.


Uma das explicações fornecidas é a de que o corpo tende sempre a seguir uma trajetória de movimento preferida. Os músculos teriam a função de assegurar que esse padrão preferido seja mantido. Dessa forma, o melhor calçado seria aquele que tornasse mais fácil realizar o movimento nesse padrão. O conforto seria, portanto, uma consequencia da menor exigência dos músculos.


A sugestão que fica é simples. Escolha seu calçado de corrida com base no conforto que ele te proporciona!


E boa corrida!



Referências Bibliográficas

1. Nigg B, Baltich J, Hoerzer S, Enders H. Running shoes and running injuries: mythbusting and a proposal for two new paradigms: “preferred movement path” and “comfort filter.” British Journal of Sports Medicine. 2015 Oct;49(20):1290–4.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo em comentar e dividir sua opinião. Pedimos apenas que seja respeitoso com todos e que se identifique através de seu nome, profissão e e-mail.

Comentários sem identificação serão moderados e/ou deletados.

Modalidades Esportivas

TrendsTops

TrendsTops - Agregador de Links

Uêba

Uêba - Os Melhores Links