31/01/2017

Corrida - usar dois pares de tênis, paralelamente, pode diminuir o risco de lesão?




Uma idéia muitas vezes difundida entre os praticantes de corrida de rua é a de que o uso paralelo de dois ou mais pares de calçados pode ajudar na prevenção de lesões. Será isso mito, será isso verdade?


Visando responder essa pergunta, um grupo de pesquisadores de Luxemburgo propôs um estudo no qual acompanharam, ao longo de 22 semanas, mais de 250 corredores de rua. Durante esse período, 87 sofreram algum tipo de lesão. Foi, então, feita uma análise comparativa entre aqueles que se lesionaram e os que não se lesionaram.


Os resultados mostraram que o uso paralelo de mais de um par de calçados (de modelos ou marcas diferentes) foi um fator protetor em relação às lesões, assim como a prática de outras atividades esportivas. A variação do tipo de carga seria a explicação para ambos esses achados.  Como usual, lesões prévias foram identificadas como um fator de risco para novas lesões (embora não necessariamente a mesma lesão).


Dessa forma, ter mais de um modelo de par de tênis na sua prática de corrida pode ser mais um fator a te proteger das temidas lesões.




Referências

1. Malisoux L, Ramesh J, Mann R, Seil R, Urhausen A, Theisen D. Can parallel use of different running shoes decrease running-related injury risk?: Multiple shoe use and running injuries. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports. 2015 Feb;25(1):110–5. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo em comentar e dividir sua opinião. Pedimos apenas que seja respeitoso com todos e que se identifique através de seu nome, profissão e e-mail.

Comentários sem identificação serão moderados e/ou deletados.

Modalidades Esportivas

TrendsTops

TrendsTops - Agregador de Links

Uêba

Uêba - Os Melhores Links