Quais são as lesões mais frequentes em corredores?
Visando responder a essa pergunta, um grupo de pesquisadores brasileiros (1) analisou os estudos científicos que estudaram esse tema, e chegaram as seguintes observações: no período de um ano, as lesões desenvolvidas com maior frequência foram (em ordem de importância):
.síndrome do stress tibial medial (a canelite medial);
.tendinopatia de aquiles;
.fasciíte plantar;
.tendinopatia patelar;
.entorse de tornozelo;
.síndrome da banda íliotibial.
Quando analisamos, focadamente, as ultramaratonas, a prevalência (frequência de indivíduos com a lesão após uma prova - quer tenham ou não iniciado a prova com a lesão) das lesões foi (também em ordem de importância):
.tendinopatia de aquiles;
.dor patelofemoral.
.tendinopatia dos dorsiflexores de tornozelo;
.tendinopatia patelar;
.síndrome do stress tibial media (canelite medial);
.lesões do quadríceps (músculo anterior da coxa).
Os profissionais que trabalham com corredores devem estar atentos a meios de tratar e prevenir essas lesões mais comuns, de forma a proporcionarem um trabalho especializado de maior qualidade.
E vocês atletas, procurem se informar a respeito dessas lesões, pois dentro da modalidade que vocês escolheram essas são as lesões mais comuns. Saber as melhores estratégias para evitá-las pode ajudar sua prática a permanecer contínua e confortável. Conversem com os profissionais da saúde e estejam acompanhados de professores competentes que lhes orientem adequadamente. Aproveitem também e leiam nosso breve texto de como prevenir lesões no esporte.
E boa corrida a todos!
1- Lopes AD, Hespanhol Júnior LC, Yeung SS, Costa LOP. What are the main running-related musculoskeletal injuries? A Systematic Review. Sports Med. 2012 Oct 1;42(10):891–905.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo em comentar e dividir sua opinião. Pedimos apenas que seja respeitoso com todos e que se identifique através de seu nome, profissão e e-mail.
Comentários sem identificação serão moderados e/ou deletados.